O Avesso da Canção

com Luísa Sobral

O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós? Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções. Saber o método de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária.
Sejam bem-vindos ao 'Avesso da canção'.

Episódio 13: Fausto Bordalo Dias

Episódio 13: Fausto Bordalo Dias

Cabe um mundo em cada canção do Fausto. Um mundo repleto de cores, sons, cheiros, histórias e história. Quando entramos nunca mais queremos sair. Somos sugados, absorvidos, inundados. São viagens sem regresso, com vários caminhos e inúmeros destinos.
Tive o enorme prazer e privilégio de o entrevistar mas maior ainda foi o prazer de o conhecer. É com um orgulho enorme que vos apresento o primeiro convidado desta segunda temporada : Fausto Bordalo Dias.

 

86 minutos 

Episódio 11: Jorge Palma

Episódio 11: Jorge Palma

Nem sei o que dizer sobre o convidado desta semana. Que é um dos maiores cantautores portugueses? Que a sua vida é tão interessante que dava um livro? Que muitas das suas canções vão ficar para sempre na história da música portuguesa? Na verdade bastava dizer que o convidado desta semana é o Jorge Palma e tudo o resto estaria subentendido.
Espero que gostem da nossa conversa (quem ouvir vai perceber que eu adorei).

 

81 minutos

Episódio 08: Mafalda Veiga

Episódio 08: Mafalda Veiga

Quando era miúda o mundo dos cantautores em Portugal era um mundo de homens. Poucas eram as mulheres que escreviam canções e menos ainda as que tocavam na rádio. Mas havia a Mafalda. E por haver a Mafalda, muitas de nós acreditaram ser possível seguir este caminho e ter a escrita de canções como profissão. Hoje somos muitas mais mas a Mafalda e a sua música continuam a ser uma inspiração.

 

46 minutos

Episódio 04: Pedro da Silva Martins

Episódio 04: Pedro da Silva Martins

O Pedro da Silva Martins é um estilista de canções. Faz canções, e até discos inteiros, à medida e é exímio na sua arte. Sabe realçar os atributos do intérprete mas mais que tudo, sabe colocar-se na sua pele. É o compositor da Deolinda, escreveu todo o último disco da Lena D’Água e é ele o responsável por várias canções, como o ‘Desfado’,  que não nos saem da cabeça.

 

53 minutos