O Avesso da Canção

com Luísa Sobral

O que está por trás das canções que gostamos? O que levou o compositor ou o letrista a escrever aquelas palavras que parecem falar de nós? Este podcast pretende ir mais fundo na arte da escrita de canções. Saber o método de criação de cada um dos convidados, o que os inspira, o que os levou até à escrita e várias outras questões que nos vão ajudar a desvendar um pouco dos bastidores desta arte muitas vezes solitária. Sejam bem-vindos ao ‘Avesso da canção’.

Episódio 24: Sérgio Godinho

Episódio 24: Sérgio Godinho

Cada letra do Sérgio é um mestrado em escrita de canções. É uma enorme inspiração a maneira como ele brinca com a sonoridade da nossa língua, como a faz dançar nas palavras, nas frases e nas melodias. A maneira como conta histórias, cria personagens e crítica aquilo que sente que deve ser criticado faz dele um dos cantautores mais brilhantes dos nossos tempos e alguém que vai para sempre ficar na história da música portuguesa.
Se durante a vida voltarmos às suas canções, acontece aquilo que só acontece nos grande livros, descobrirmos sempre algo novo. E que bom que ainda há tanto por descobrir.

Episódio 23: Rita Redshoes

Episódio 23: Rita Redshoes

A Rita passou por vários projetos e tocou vários instrumentos até lançar o seu primeiro disco. Isso fez dela um músico muito completo, com uma identidade forte e uma grande noção de arranjo. Nas suas canções é uma contadora de histórias, na suas bandas sonoras ajuda as histórias a serem contadas. Há sempre histórias, há sempre imagens e há sempre uma doçura que prevalece mesmo nas canções menos românticas. E quem conhece a Rita sabe que essa doçura não está só nas composições mas também na compositora.

Episódio 22: Jorge Fernando

Episódio 22: Jorge Fernando

O Jorge Fernando entrou no mundo do fado muito novo como guitarrista. Mais tarde foi responsável pela descoberta de algumas das maiores fadistas dos dias de hoje e responsável também pela composição dos seus sucessos. Para além de tudo isto ainda tem a sua própria carreira a solo.
Sejam bem-vindos ao episódio do Jorge Fernando. O homem que entrega todos os seus talentos ao fado.

Episódio 20: Carlos Tê

Episódio 20: Carlos Tê

As letras do Carlos Tê fizeram-me querer ser letrista. 
Aquilo que o Carlos escreve chega a toda a gente. São letras profundas mas não são elitistas. É como se todas falassem sobre nós ou sobre um vizinho mas nunca sobre realidades distantes e difíceis de empatizar, e é por isso mesmo que todos as cantamos e algumas se tornaram hinos da nossa música popular. 
Espero que gostem deste episódio com um dos meus grandes ídolos.

Episódio 18: Pedro Abrunhosa

Episódio 18: Pedro Abrunhosa

Não há uma fase da minha juventude que não tenha uma canção do Pedro Abrunhosa algures na banda sonora. Falo por mim por sentir que é errado falar por todos, mesmo sabendo que muitos se irão identificar com as minhas palavras.
O Pedro é uma máquina de fazer canções orelhudas. Daquelas que entram na nossa vida e nunca mais nos deixam. Mas a arte do Pedro é muito mais do que isso. É teatro, é cinema, é pôr o dedo na ferida com as suas letras e fazer-nos pensar. E mesmo depois de tudo isto ainda é muito mais.

 

124 minutos

Episódio 16: Sam the Kid

Episódio 16: Sam the Kid

O Sam the Kid tem alma de poeta e coração de rapper. Nele cabe tudo isso e muito mais. Cabem todas as memórias que não ficam no passado, são minuciosamente realojadas no presente partilhando o espaço com assuntos atuais e sonhos de futuro.
É assim que nunca se passa de moda, que se brinca com a linha do tempo como se ela não tivesse um só sentido. É assim que se é intemporal.

 

83 minutos

Episódio 13: Fausto Bordalo Dias

Episódio 13: Fausto Bordalo Dias

Cabe um mundo em cada canção do Fausto. Um mundo repleto de cores, sons, cheiros, histórias e história. Quando entramos nunca mais queremos sair. Somos sugados, absorvidos, inundados. São viagens sem regresso, com vários caminhos e inúmeros destinos.
Tive o enorme prazer e privilégio de o entrevistar mas maior ainda foi o prazer de o conhecer. É com um orgulho enorme que vos apresento o primeiro convidado desta segunda temporada : Fausto Bordalo Dias.

 

86 minutos 

Episódio 11: Jorge Palma

Episódio 11: Jorge Palma

Nem sei o que dizer sobre o convidado desta semana. Que é um dos maiores cantautores portugueses? Que a sua vida é tão interessante que dava um livro? Que muitas das suas canções vão ficar para sempre na história da música portuguesa? Na verdade bastava dizer que o convidado desta semana é o Jorge Palma e tudo o resto estaria subentendido.
Espero que gostem da nossa conversa (quem ouvir vai perceber que eu adorei).

 

81 minutos

Episódio 08: Mafalda Veiga

Episódio 08: Mafalda Veiga

Quando era miúda o mundo dos cantautores em Portugal era um mundo de homens. Poucas eram as mulheres que escreviam canções e menos ainda as que tocavam na rádio. Mas havia a Mafalda. E por haver a Mafalda, muitas de nós acreditaram ser possível seguir este caminho e ter a escrita de canções como profissão. Hoje somos muitas mais mas a Mafalda e a sua música continuam a ser uma inspiração.

 

46 minutos

Episódio 04: Pedro da Silva Martins

Episódio 04: Pedro da Silva Martins

O Pedro da Silva Martins é um estilista de canções. Faz canções, e até discos inteiros, à medida e é exímio na sua arte. Sabe realçar os atributos do intérprete mas mais que tudo, sabe colocar-se na sua pele. É o compositor da Deolinda, escreveu todo o último disco da Lena D’Água e é ele o responsável por várias canções, como o ‘Desfado’,  que não nos saem da cabeça.

 

53 minutos